Os benefícios da musculação
- Clara Suemi
- 27 de jul. de 2018
- 2 min de leitura

O exercício resistidos ou musculação, como é popularmente conhecido, é recomendado como principal forma de se desenvolver força e massa magra (hipertrofia muscular), além de outras capacidades físicas importantes em nosso cotidiano. Embora possa ser relacionado a exercício intenso e desenvolvimento muscular exagerado, a musculação é recomendada como exercício essencial no processo de emagrecimento, para a qualidade de vida no envelhecimento, prevenção de doenças crônicas de jovens e adultos e prevenção de lesões.
Emagrecimento
Ao contrário do que se acredita, a musculação é altamente eficiente para o emagrecimento pois aumenta o gasto energético em repouso e aumenta a secreção de hormônios que atuam no aumento da disponibilização de energia a partir de gordura (lipólise). Além disso, a musculação é essencial para preservar a musculatura no processo de emagrecimento, que tende a diminuir devido à dieta com restrição de calorias.
Qualidade de vida e doenças crônicas
Com a idade, o número de fibras musculares diminui. A partir dos 30 anos, já começamos a perder massa magra, podendo perder mais de 25% das fibras musculares até os 70 anos. Por outro lado, a musculação pode retardar ou até mesmo reverter o processo de envelhecimento através do aumento ou manutenção da massa muscular e força. Além disso, estudos mostram que a musculação, pode reverter a osteoporose, uma condição de perda mineral óssea que aumenta o risco de fraturas, principalmente nas mulheres. Com o aumento de força, diminui-se o risco de queda, aumenta-se o equilíbrio e habilidade em desenvolver as atividades da vida diária. Ainda, existem algumas evidências de que a musculação ajuda a reduzir a pressão arterial moderada, baixar os níveis glicêmicos em pacientes diabéticos e de melhorar a sensibilidade à insulina.
Prevenção de lesão
O treinamento resistido, além de aumentar a força muscular e a promover hipertrofia, também pode auxiliar na prevenção de lesões. Pesquisas indicam que a musculação promove o crescimento e/ou aumenta a força dos ligamentos, tendões, cartilagem articular e as bainhas do tecido conjuntivo no músculo, além de auxiliar na prevenção de lesões esqueléticas. A incidência de vários tipos de lesões por uso excessivo, como em ombro e cotovelo de tenistas e nadadores, podem ser reduzidas pela realização de musculação específicas para esportes e/ou movimento. Quanto mais forte nos músculos estiverem, mais proteção nas articulações teremos.