top of page
Buscar

Pessoas magras também precisam de exercício?

  • Foto do escritor: Clara Suemi
    Clara Suemi
  • 14 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Pensar em exercício físico nos remete sempre a perda de peso, mas esta não deve ser a única razão para te tirar da cama num dia frio e chuvoso para se exercitar. Estudos demonstram que independente do peso, a inatividade física está associada a maior risco de desenvolver doenças. Então, não tem como escapar! A prática do exercício físico regular traz benefícios para o corpo inteiro e pode prevenir diversas condições indesejáveis para qualquer indivíduo, inclusive para pessoas com peso normal, como por exemplo benefícios para o sistema cardiovascular, musculoesquelético, metabólico e mental.

Combinando sedentarismo com aquele dia puxado de trabalho que estão se tornando "normais" na vida moderna, tem sido mais comum o desenvolvimento de pressão alta naqueles com peso normal ou baixo. Uma boa saída para este cenário é prática de exercícios, como corrida, caminhada, ciclismo e musculação, que promovem benefícios para o coração e sistema arterial, fortalecendo a musculatura cardíaca e regulando a pressão arterial por meio de diversos mecanismos fisiológicos.

Outro fator importante desempenhado pela prática de exercício é a regulação das lipoproteínas HDL e LDL, popularmente conhecidos como colesterol bom e colesterol ruim, respectivamente. Embora seja consenso que indivíduos com sobrepeso ou obesidade possuem maior risco de desenvolver distúrbios metabólicos, também é conhecido que pessoas com peso normal não estão isentos dos riscos metabólicos como baixos níveis de HDL (colesterol bom). Portanto, é imprescindível levantar do sofá e começar a cuidar do seu colesterol, pois independente do seu peso, este é um importante fator protetor contra doenças cardiovasculares.

Além disso, outra razão importante para se manter ativo é o fortalecimento dos ossos e músculos. O estresse mecânico gerado pelo impacto estimula a mineralização, a resistência dos ossos e promove hipertrofia muscular. Aliás, é demonstrado que em indivíduos com peso baixo ou normal é mais comum o risco de osteopenia (baixo nível de massa óssea) do que em indivíduos obesos, já que no indivíduo obeso o impacto sobre a estrutura óssea é maior.

Por fim e não menos importante, o exercício é reconhecido como tratamento contra ansiedade e estresse. O exercício atua no sistema nervoso e aumenta os fatores neurotrópicos que provavelmente possuem um efeito de diminuição da ansiedade. Além disso, o efeito termogênico do exercício influencia um estado de relaxamento e liberação da tensão, além de promover distração e interação social.


 
 
 

Horário

seg - sex: 5:30-21:30

sab: 8:00-10:30

Endereço

Rua: Dr. Jose Dal Farra, 455. Botucatu SP Brasil. 18602-020

Contato

14-38828246

Redes sociais

  • YouTube - Black Circle
  • facebook
  • instagram

©2018 by CLR

bottom of page